Notícias


Conheça as principais mobilizações no #CRPSPAcontece desta semana, 30 de junho


Publicado em: 30 de junho de 2023

#OrgulhoLGBTQIA+
Dia 29/06, o conselheiro Davi Ruivo Fernandes representou o CRP SP na audiência pública “Igualdade de direitos e proteção jurídica da população LGBTI+”, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento teve condução da deputada federal Erika Kokay, psicóloga por formação, e de representantes do governo federal, dos governos estaduais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e da Aliança Nacional LGBTI+. No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, 28/06, o CRP SP lançou portaria estabelecendo, oficialmente, o uso da referida sigla. Na véspera da data, o conselheiro Davi também participou da Cerimônia pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Organizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pelo Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, em parceria com outros ministérios e órgãos do governo federal, foi a primeira vez que a sede do governo federal recebeu uma cerimônia dedicada à data.
FOTO 1 (capa Notícias): Ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, entre integrantes do governo federal na cerimônia pelo Orgulho LGBTQIA+.
FOTO 2: Conselheiro Davi na audiência pública.
 

#PsicologiaIntersexo
Em 27/06, o Núcleo de Direitos Humanos da Subsede São José do Rio Preto organizou o encontroPsicologia e a Responsabilidade com a População Intersexo”, voltado à atuação profissional de psicólogas e psicólogos no atendimento à população LGBTQIA+, especialmente às pessoas intersexo. O evento teve abertura da subcoordenadora da Subsede, Ana Carolina Ferreira Barbosa, e exposição da conselheira presidenta do CRP SP, Talita F. de Carvalho, da diretora da Área de Intersexos da Aliança Nacional LGBTI, Dionne do Carmo Araújo Freitas, e da presidenta da Associação Brasileira de Intersexos (ABRAI), Thais Campos.
FOTO 3: Participantes do evento no auditório da Subsede.

#LGBTQIAPlus
A Subsede Ribeirão Preto articulou, também no dia 27/06, a roda de conversa “Conquistas e Desafios na Luta pelo Orgulho LGBTQIA+: como a Psicologia entra nessa história?”, dentro das atividades do Mês do Orgulho LGBTQIA+.
FOTO 4: Profissionais e estudantes de Psicologia na roda de conversa na Subsede.

#Formação
Entre ontem e hoje, acontece o encontro formativo estadual com as equipes técnicas das Comissões de Orientação e Fiscalização (COF) e Ética (COE) do CRP SP. Na programação, formações sobre Mediação, Avaliação Psicológica na área do Tráfego, Psicologia e Laicidade, além de alinhamentos e assessorias. Com participação dos territórios, o evento está sendo realizado em formato híbrido, on-line e também presencialmente na sede do Conselho, na cidade de São Paulo.
FOTO 5: Equipes da COE e COF na sede do CRP SP.

#SUS #Universidades
Subsede Ribeirão Preto compõe roda de conversa com representantes da Secretaria da Saúde, usuários e usuárias e psicólogas e psicólogos atuantes nos diversos serviços do SUS (atenção primária, secundária e terciária). O encontro faz parte do PSICOSUSP, evento realizado pelos alunos da 58° turma do curso de Psicologia da USP/RP, sob orientação e supervisão da professora Marina Simões.
FOTO 6: evento acontecendo no auditório da USP de Ribeirão Preto.

#TrabalhoInfantil
A Subsede Sorocaba esteve presente, no dia 28/06, no III Encontro Estadual de Enfrentamento do Trabalho Infantil, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, com a participação de representantes de 76 municípios que integram o programa Ações Estratégicas de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (AEPETI). Em 12/06, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12/06, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) lançou nota marcando a data nos canais do Conselho.
FOTO 7: registro do evento, ocorrido na cidade de Sorocaba.

#PlenáriaOrdinária
No sábado (24/06), conselheiras e conselheiros do CRP SP e Comissões Gestoras das Subsedes conduziram a 2311ª Plenária Ordinária para alinhamentos e encaminhamentos de pautas do dia a dia da autarquia, bem como para discussões de pontos extraordinários. Na ocasião, estiveram presentes as conselheiras e conselheiros do CFP presidente Pedro Bicalho,  vice-presidenta Ivani Oliveira e tesoureira Célia Mazza.
FOTO 8: conselheiras diretoras e conselheiros diretores do CRP SP e CFP durante a plenária, realizada no auditório da sede.
 


Termos relevantes
CRP SP Acontece